sábado, 9 de agosto de 2014

O Cristão e a Depressão




Em tempos de pós-modernidade viver em sociedade exige cada vez mais do indivíduo, num regime capitalista e vaidoso, onde as aparências expressam o valor do indivíduo mergulhado na necessidade de ascensão material, faz surgir com uma força nunca vista antes, as inquietudes da alma que expressam a depressão.

São muitos os distúrbios psicológicos que surgem na atualidade, assim como muitas são ou podem ser as suas causas. Neste artigo iremos discorrer sobre a depressão e salientar que professar uma fé, aqui destacamos o cristianismo protestante, não isenta ninguém desta realidade.

Esta reflexão parte da visão teológica pastoral e estudos em psicanálise, tendo por objetivo expor a possibilidade deste mal afligir um cristão, e que este, fundamentado na escritura e em Cristo, tem maior chances de vencer a depressão. 

 

Palavras-chave: Depressão. Tristeza. Cristão. Causa. Inquietude. Alma.

 

INTRODUÇÃO

Um cristão pode ficar em depressão? Existem exemplos bíblicos de tal mal?

As respostas a estas perguntas são obtidas quando fazemos uma reflexão sobre o assunto se despindo de preconceitos, tendo como objetivo entender o que é a depressão, suas possíveis causas e possibilidades de tratamento. Talvez a grande causa de mais quadros depressivos a cada ano, esteja na correria do dia a dia, nos objetivos pessoais cada vez mais ambiciosos, na luta diária por sobrevivência numa realidade materialista, onde os anseios e propósitos são impressos no indivíduo assim que ele nasce, levando a uma vida de competição onde vencer na vida e em sociedade, atendendo suas prévios expectativas, é apresentada como uma meta indiscutível e vital para a existência estabilizada. Não se pode negar a necessidade e dever que cada indivíduo tem de se capacitar, trabalhar e viver, mas também não se pode negar que aquilo que a bíblia expõe como emulações e porfias entre outras é uma realidade a ser vencida, a desigualdade social é gritante e deve ser tratada.

A depressão surge por motivos variados, cada caso tem sua necessidade de estudo e acompanhamento dentro de suas especificidades. Vejamos adiante alguns pontos.  Em seguida citaremos exemplos bíblicos a fim de apenas refletir sobre a depressão na vida do cristão.

 

O QUE É DEPRESSÃO E SUAS POSSÍVEIS CAUSAS

Entende-se a depressão como um abatimento, um rebaixamento de nível, onde o individuo passa a ter uma visão distorcida de si mesmo. Ele vê de forma negativa a realidade a sua volta, em si desperta uma forte irritabilidade e tristeza profunda. Suas perspectivas são perdidas, o indivíduo se torna desanimado, desinteressado de estudos, emprego, família e evita as relações interpessoais. Surge uma forte e incontrolável ansiedade, ele se sente frustrado, incapaz, passa a ter pensamentos e conversas que permeiam até mesmo o desejo de morte. Alguns sintomas físicos como distúrbio alimentar, distúrbio do sono entre outras situações psicossomáticas, também se manifestam na pessoa que está vivenciando a depressão.

As causas da depressão podem variar, sendo elas a baixa autoestima, a perda de entes queridos, perda de emprego ou o simples medo de perder algo ou alguém. Desapontamentos, frustrações, objetivos não alcançados, feridas emocionais ao longo da vida, algum tipo de abuso sofrido em algum momento em fim, são circunstâncias da vida que desencadeiam o estado depressivo, sua intensidade e tratamento variam entre indivíduos.

 

UMA PESSOA COM A POSSIBILIDADE DE ESTAR EM DEPRESSÃO

Uma pessoa em depressão pode não saber ou não aceitar que se encontra neste estado. Ela pode não encontrar soluções para seu problema por desconhecer o que tem na verdade. Pessoas do convívio de alguém em depressão, muitas vezes não percebem o estado depressivo no outro, embora este expresse uma mudança no seu comportamento em geral. Por vezes é comum que aqueles que estão em volta, quando percebendo alguma alteração no outro motivada pela possível depressão, direcionar críticas, agir de forma intolerante ou mesmo excluir a pessoa em determinadas situações, o que pode acarretar num agravamento dos sintomas.

Quando é possível identificar a possibilidade de haver um estado depressivo, o indivíduo que passa por esta situação pode não concordar ou não aceitar a necessidade de buscar ajuda. Embora a depressão seja uma realidade que tem se multiplicado e afligido a muitos, ainda existem preconceitos. Em muitos círculos de convívio entre cristãos, a incompreensão e desconhecimento podem gerar ainda mais situações difíceis. A ideia de que um cristão jamais poderia ficar neste estado, contrasta com a realidade de que vivendo neste mundo, todos terão aflições diversas, ser cristão não isenta a pessoas de passar por situações difíceis.  Este pensamento tem levado pessoas a um mergulho profundo na depressão, pois sendo cristão, tem que negar o mal que esta passando simplesmente para se enquadrar nas exigências do sistema religioso. Invernos na vida vêm e vão, e será assim até o ultimo dia de vida de cada indivíduo, seja cristão ou não.

Consideramos inegável que ser morada do Espírito Santo e viver os princípios doutrinários de Jesus, faz a pessoa forte para vencer o dia mau. Mas é inegável também que enquanto vivendo neste mundo, esta pessoa esta sujeita às circunstancia adversas e males causados no caminhar desta vida. Estes podem, e em momentos devem, ser tratadas por pessoas capacitadas na área dos estudos da mente, assim como é realizado  tratamentos médicos em geral. A psicanálise é um método que, aplicado por profissionais éticos e bem capacitados, pode auxiliar no processo de tratamento. 

O cristão pode passar por depressão, mas a permanência neste estado, não é uma realidade da sua vida. Quando a depressão vem sobre o seguidor de Cristo, este deve buscar forças em Deus e na pessoa do Espírito Santo que habita em todo cristão. Ele deve buscar forças na oração, na palavra. Deve buscar a comunhão com os irmãos, e estar ativo no corpo de Cristo.

 

DEPRESSÃO OU APENAS TRISTEZA? EXISTE DIFERENÇA?

Quando um indivíduo está num estado depressivo ou apenas em estado de tristeza? Já entendemos o que é a depressão e que os objetivos não alcançados, o sentimento de incapacidade e inutilidade diante de acontecimentos na vida, criam feridas na alma levando longos períodos para ser saradas.

Quando falamos em tristeza, entendemos que ela é um abatimento vivido por situações iguais as que causam a depressão, mas que não perduram, acontecendo em períodos menores, e sendo digeridas corretamente duram pouco, e até ajudam a construir uma percepção mais acertada sobre os acontecimentos. É comum a todos, passar por momentos de profunda tristeza, e é possível a algumas pessoas entrarem em depressão quando este sentimento persiste. Desde sintomas leves de ansiedade, até moderados e graves, a tristeza junto com a angústia, pode desencadear diferentes sentimentos. Neste sentido é preciso, o quanto antes, buscar ajuda profissional.


EXEMPLOS BÍBLICOS

No livro de Jó (7.11-16) temos um exemplo muito claro do estado abatido que este se encontrava, havia uma inquietude em sua alma causada pelos acontecimentos inesperados em sua vida.

Nesta passagem Jó fala sobre a aflição do seu espírito e amargura de sua alma, fala sobre não conseguir descansar durante o sono, pois é atormentado e ainda sobre desejar morrer em lugar de viver assim. Todas estas palavras expressam um estado depressivo, a realidade de alguém que por acontecimentos externos teve seu interior bombardeado, expondo todos os pontos que já citamos aqui sobre este mal.

Vivendo esta realidade Jó tem sua visão sobre a vida distorcida, e leva um longo tempo até conseguir se recuperar, e isso acontece quando ele entende que as causa de suas aflições são passíveis a todos quer sejam fieis a Deus ou não, com a diferença de que aquele que está em Deus sempre alcança vitória.

É necessário nestes momentos, por mais difíceis que sejam, tomar o cuidado de não culpar a Deus e cair num terrível erro, ou mesmo se culpar acreditando que as causas residem em pecados específicos cometidos, o sol nasce e se põe para todos, dias e noites se alternam, invernos e verões seguem seu ciclo, para aquele que vive neste mundo tudo isto é inevitável, é preciso nunca perder de vista a certeza de que em Deus se vence sempre.

O apóstolo Paulo na sua carta aos Corintos (2 Co.1.8 e 7.5) relata ter passado por sofrimentos que o fizeram acreditar que não suportaria, a ponto de acreditar poder perder a vida. Em outro momento ele cita os combates que tiveram fora do corpo e os combates internos. Entendemos aqui, como em outras passagens que poderiam ser citadas, que no caminhar do apóstolo, muitas situações traziam tristeza, abatimento e desanimo, mas tudo Paulo vencia pela força do Espírito.

Muitas foram as adversidades vividas por este apóstolo e ele não nega as suas profundas tristezas, da mesma forma hoje, situações podem levar o cristão a este estado, não sendo condenável quando esta tristeza avança e passa a ser depressão. O que importa e estar sempre vigilante, renovando as força em Cristo e combatendo os males ao redor.


CONCLUSÃO

Concluímos que a depressão não é seletiva, ela sobrevém sobre quaisquer pessoa. Ainda que o sistema religioso cristão não absorva bem a ideia de um cristão ter depressão, a realidade não muda. Sua confissão de fé, base escriturística e vivência espiritual, são alimentos para sua alma que a tornam forte para vencer as adversidades. Mas isso, não anula a possibilidade do cristão fazer terapia se necessário. Assim como um médico é procurado por qualquer sintoma físico, um profissional sério, ético e bem formado, pode ser procurado para o tratamento da depressão e ansiedade por exemplo. Esta atitude não invalida a fé. Quando os métodos e procedimentos não agridem o fundamento da fé, a ajuda pode ser buscada. Não é sinal de fraqueza espiritual, mas de maturidade na prática da vida cristã.