quinta-feira, 31 de julho de 2014

VIDA CRISTÃ: O QUE É INSTANTÂNEO E O QUE É UM PROCESSO?



No momento em que a Graça Salvadora alcança o homem, abre seus olhos lhe permitindo compreender e reconhecer que é um pecador, possibilitando assim o arrependimento para que receba o perdão, neste momento e a partir dele, algumas coisas acontecem de instantâneo, já outras são um processo. 
A justificação é diária ou um acontecimento único no ato da conversão? 
A santificação, é instantânea ou um processo na vida do cristão?
Não pretendemos aqui limitar ou sistematizar o ato da conversão, mas se faz necessário esclarecer pontos básicos que tem gerado equívocos.

Vamos observar o que é instantâneo no ato da conversão

Ao receber a graça, reconhecer que é pecador e se arrepender sendo aceito por Cristo, no ato a pessoa é justificada. A justificação é o perdão concedido por Deus ao pecador, o sangue derramado na cruz que é a vida de Cristo sacrificada em lugar da nossa, isso nos leva a redenção ou seja, somos salvos, livrados da culpa. (Rm. 3.21-26)

A pessoa do Espírito Santo passa a habitar dentro de nós, pois neste momento somo regenerados, nascemos de novo mas agora do Espírito de Deus. Passamos a ser casa espiritual, morada de Deus. Não mais dirigidos pela existência carnal de pecado.(1Pedro 2-5)

O fruto do Espírito é gerado, e todo que verdadeiramente recebe a Cristo em sua vida tem nele este fruto. (Gl. 5. 22 e 23)

Passemos agora o que é um processo no ato da conversão

O fruto citado acima agora deve ser praticado, a santificação na vida do cristão entra em processo, é uma pratica diária. Quando se reconhece que é pecador é gerada a  necessidade de se purificar, a mente muda, os desejos se transformam numa sede e fome pelas escrituras e busca pela plenitude do Espírito.
Ainda vivemos num corpo carnal, expostos a um mundo habitado pelo mal. Por isso é travada uma luta em nós que segue até o nosso último dia de vida. (Gl. 5.16 e 17)

Erros em nosso dia a dia acontecerão, infelizmente pecamos todos os dias, não vivemos na prática do pecado, mas lutando para mortificar a carne. (Rm.7.12-25)

E sendo já justificados, sabemos que não somos mais condenados, pois esta luta não está no campo da salvação, fomos alcançados pela graça e recebidos por Cristo. (Rm 8.1)

Caminhar em santidade de maneira reta diante de Deus não consiste em nos prendermos a regras da lei, não precisamos agir preocupados em convencer ao mundo que somos seguidores de Cristo, pois isto se manifesta naturalmente na pratica da vida cristã, mas o que precisamos é lutar diariamente contra a carne para que, pelo Espírito  façamos a vontade do Pai.

A VERDADEIRA VIDA CRISTÃ EXPRESSA O FRUTO DO ESPÍRITO, se uma pessoa não expressa este fruto é porque não recebeu o Espírito.

“Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.” Gl 5:13

Podemos concluir que somos justificados, regenerados e salvos pela graça que nos permite a fé em Cristo, isto é fato irreversível para aquele que se converte realmente, mas isto não nos isenta dos desejos pecaminosos da carne, por isso devemos buscar a santificação, que é um processo durante toda nossa caminhada aqui e viver uma vida cristã madura.

Em Cristo!


Leia Também os Artigos Relacionados